José Martins em "A Avezinha"
O patrono foi representado pelo seu irmão, Manuel Martins Carrasco, por não ter condições físicas para estar presente.
Começou por dizer: “Não é fácil falar do meu irmão. Ele tem um manancial de vitórias na sua vida que nos orgulha muito. Não está cá por motivos de saúde, nomeadamente pela visão. Ficou muito sensibilizado e pediu-me que viesse representá-lo.
O José Martins rumou para França em 1930, ainda jovem. Correu até 1940 naquele país e a última prova que fez foi a Volta à Catalunha.
Como os alemães tinham entrado em França teve receio de voltar lá e rumou para Portugal com mais dois ciclistas. Entrou pela parte norte do país e foi parar a Sangalhos. Depois veio para Lisboa onde correu pelo Sporting na Volta a Portugal em 1940.
Em 1941 correu pelo Benfica ficando em 2º lugar na Volta. De 1942 a 1945 não houve competições. Em 1946 ganha a 1ª Volta a Portugal pela Iluminante porque o Benfica entretanto tinha acabado com todas as modalidades amadoras.
Volta depois em 1947 a correr pelo Benfica e nesse ano vence também a Volta. Ainda correu com o Alves Barbosa no seu último ano em 1949.
Ainda hoje faz preparação física mas com muitas dificuldades porque como tem cataratas a sua visão é muito fraca.
Ficou sensibilizado quando lhe comuniquei a realização desta prova e mandou que agradecesse com todas as palavras aos organizadores desta prova. Também eu quero agradecer a todos os que directa ou indirectamente fazem para que o seu nome não seja esquecido”.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial